A apicultura é uma das atividades mais antigas e importantes do mundo, e do Brasil também. São vários produtos que fazem parte do segmento: mel, geleia real, pólen, própolis, cera, apitoxina (que é o veneno de abelha), além do grande serviço que as abelhas prestam à agricultura.
O Brasil tem reservas florais que podem produzir mais de 150 mil toneladas anuais de mel, aceito pelos mercados internacionais mais exigentes, com capacidade de conquistar a posição de maior produtor do mundo. Afinal, proporcionalmente aos nossos recursos e ao tamanho do nosso território, a produção nacional ainda depende de muito desenvolvimento.
Mas, para tudo isso, o desafio é grande. Por isso, é fundamental que todos estejam unidos no processo de alcançar aspectos mais profissionais para a atividade, tanto na questão gerencial e técnica, para garantir a qualidade do produto, o aumento da produção, quanto na exploração da atividade de forma adequada.
Temos a missão, na ASSESISP, de auxiliar os apicultores de todos os portes a se organizarem para que possam trabalhar em conjunto e alcançar o destaque que o nosso país merece nesse setor da economia.
Listagem de artigos do setor |
---|
As expectativas para 2022 no setor do mel |