As expectativas para 2022 no setor do mel
Os produtores de mel tiveram um ano muito positivo em 2021, e a tendência é que o crescimento continue em 2022. Afinal, só nos nove primeiros meses deste ano, os dados divulgados pelo Canal Rural dão conta de que o Brasil já tinha exportado 40,6 mil toneladas de mel in natura, com a expectativa de bater o recorde de 2020, quando o resultado final foi de 45,7 mil toneladas.
De acordo com o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, “além do volume, a receita também cresceu exponencialmente em receita. No acumulado do ano, o setor já faturou US$ 139,6 milhões. Uma parte deste resultado é a depreciação do real em relação ao dólar, mesmo assim, o resultado é impressionante, e mostra o quanto a pauta de exportação do agronegócio brasileiro é diversificada”.
Para 2022, um dos aspectos fundamentais para garantir o crescimento é a retomada econômica pós-pandemia, que com certeza trará um maior poder de consumo e também um aumento da demanda interna.
O mel, produto que durante muito tempo foi ligado ao uso como medicamento, tem sido cada vez mais incluído nas dietas no dia a dia das pessoas preocupadas com a saúde, o que faz com que haja também a oportunidade de alcançar um mercado premium.
E isso inclui não somente o mel in natura, mas também todos os outros produtos da apicultura, que tendem a se profissionalizar também na medida em que os recursos resultantes dos resultados financeiros forem sendo destinados ao reinvestimento nas estruturas de produção.
Listagem de artigos do setor |
---|
As expectativas para 2022 no setor do mel |