Novas oportunidades para a exportação de ovos

Novas oportunidades para a exportação de ovos

Um dos fatores mais importantes na produção agropecuária é a conquista de novos mercados, principalmente os internacionais, que tendem a trazer mais rentabilidade e recursos para investimento na produção.

E estamos vivendo um momento importante para a comercialização de ovos para os mercados do exterior, com muitos desafios, mas também com algum sucesso. É importante que, quando se foca na exportação, a pressão interna da oferta diminui em períodos com maior excesso de oferta, o que faz com que os preços não caiam tanto, além de trazer um importante ganho cambial.

Segundo o site Avicultura Industrial, em texto do editor Humberto Luiz Marques, “o foco não é vender somente em momentos de maior aperto, mas criar canais sólidos para a distribuição nestes mercados.” Ainda de acordo com ele, “é fundamental estabelecer relações de confiança com clientes internacionais, garantindo um fornecimento constante e sem falhas”. 

Esse é um movimento que beneficia também a produção interna, que como resultado amplia as opções para desenvolvimento enquanto faz grande parte dos produtores elevar os níveis de qualidade e eficiência tecnológica, devido às exigências e às demandas de consumo nos países compradores.

Embora tenhamos essas boas notícias, o Brasil ainda exporta pouco a sua produção de ovos. Atualmente, as vendas internacionais são, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, próximos a 0,5% da produção total. 

Esse número costuma ser maior, chegando próximo a 1%. Agora, uma nova onda de exportações traz os resultados dos cinco primeiros meses de 2022, que marcam o maior volume e maior receita cambial, comparando-se com os últimos cinco anos.

Uma informação importante é que a utilização do ovo no dia a dia tem se tornado ainda mais uma tendência, devido à facilidade de acesso na questão do preço, mas também porque houve uma superação da ideia de que o ovo poderia fazer mal à saúde. Pelo contrário, hoje ele está presente em diversas dietas saudáveis, além das ovovegetarianas.

Algumas empresas brasileiras, por isso, tem investido na divulgação dos ovos brasileiros. E, mesmo com tantos problemas que os produtores estão passando, como o aumento dos preços dos insumos, há uma luz no fim do túnel, com a valorização da produção principalmente pelo mercado internacional.