
Você sabe o que é o SISBI-POA?
A ASSESISP nasceu com um objetivo principal, que é a defesa dos direitos e a organização estratégica dos produtores de estabelecimentos com Serviços de Inspeção do Estado de São Paulo e aderidos ao SISBI- POA.
E, mesmo que esses termos façam parte do dia a dia de todos, às vezes tem gente que pergunte: afinal, o que é o SISBI-POA?
Então, este texto tem essa função: deixar bem claro o que é o SISBI e por que ele afeta tanto a nossa atividade.
Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI-POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), tem a função de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção dos produtos de origem animal para garantir a inocuidade, isto é, evitar que haja contaminações, e, com isso, promover a segurança alimentar de todas as pessoas.
Para que essa padronização ocorra da melhor forma em todo o país, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os Consórcios Públicos Municipais podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção. No nosso caso, é o Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo (SISP).
A obtenção da equivalência ocorre quando se consegue comprovar que existem condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Este é um trabalho detalhado e criterioso, o que é fundamental para que nossos produtos sejam reconhecidos e consigam atingir diversos mercados.
Durante muito tempo, devido a casos de febre aftosa e outros problemas, além de uma dificuldade técnica e de indefinição política, os produtores do Estado de São Paulo ficaram “isolados” dentro do país, sem poder comercializar com os outros Estados.
Enfim, a nossa conquista
Depois de muita luta, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em novembro de 2021, considerou adesão do Estado de São Paulo ao Sisbi-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), além do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).
E isso foi resultado do nosso trabalho, dentro do Estado, para agilizar os processos. Além de muito trabalho técnico, foi fundamental também a liderança de diversas pessoas que fizeram com que isso fosse possível. Entre eles, pode-se destacar o papel do secretário estadual de Agricultura, Itamar Borges, e do secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal. Também é importante observar o papel de negociação exercido pelo deputado federal Arnaldo Jardim, que sempre esteve ao nosso lado para alcançar esse sucesso.
Com a obtenção da equivalência ao SISBI-POA, todos os segmentos que são nossos associados, como produtores de mel, ovos, leite, carne e derivados inspecionados pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Estado de São Paulo (SISP) poderão ser vendidos em qualquer Estado do país.
Esta é mais uma vitória que demonstra de forma clara que, quando lutamos juntos, as vitórias são sempre maiores.