
Reunião na Secretaria da Agricultura de SP atende às nossas demandas
Na última terca-feira, dia 11 de dezembro, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo recebeu uma importante reunião solicitada pela Diretoria da Assesisp. O encontro teve como objetivo discutir pautas cruciais para o setor de proteína animal do estado.
A reunião contou com a presença de Edson Alves Fernandes, recém-empossado Secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e Luiz Henrique Barrochelo, Coordenador da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo. Do lado da Assesisp, estiveram presentes Renato Sebastiani, presidente, e os diretores André Fleury Alvarenga e Luiz Fernando Pegorer.
O destaque da reunião foi a receptividade do Secretário Edson em colaborar ativamente com a nossa Associação, reconhecendo a nossa importância no apoio às demandas do setor. O secretário enfatizou o interesse do governo em implementar incentivos para aumentar o consumo de produtos produzidos no estado e garantiu que não haverá aumento do ICMS sobre produtos relacionados ao segmento, reafirmando o compromisso do governador Tarcisio com as empresas paulistas.
No que diz respeito à agilidade nos processos dos estabelecimentos com SISP, ficou acordada a contratação de 20 especialistas para acelerar as análises, atualmente realizadas por apenas 4 profissionais. A previsão é de que essas contratações ocorram em janeiro, reduzindo a fila de aproximadamente 1300 processos pendentes. Além disso, processos que necessitarem de correção não mais entrarão no final da fila, seguindo um novo fluxo para agilizar o retorno aos estabelecimentos.
O coordenador da Defesa Agropecuária, Luiz Henrique Barrochelo, informou que ações internas estão em curso para evitar que processos "parem" nas regionais, assegurando um fluxo contínuo. Um canal direto foi estabelecido entre a Assesisp e a Coordenadoria, para informar sobre eventuais processos parados nas regionais, exclusivo para os nossos associados.
A reunião também trouxe a notícia aguardada há tempos: a adesão ao SISBI para os abatedouros foi aprovada, representando uma vitória para o setor. Além disso, o secretário Edson já marcou reuniões trimestrais com a Asseisp em sua agenda oficial, evidenciando o comprometimento contínuo com o diálogo e progresso no setor.
Ao final do encontro, o presidente Renato e os diretores expressaram satisfação com os resultados alcançados, celebrando os avanços conquistados em prol do desenvolvimento do segmento de proteína animal em São Paulo.