
A sustentabilidade pode ser um diferencial da sua empresa. Você está preparado?
A cada dia, mais e mais pessoas passam a escolher produtos que têm como diferencial a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Por isso, é fundamental que a sua empresa também possa oferecer aos clientes soluções que possam diminuir o impacto ambiental e, claro, deixá-los com a consciência mais tranquila.
É por isso que a ASSESISP tem uma parceria com a EuReciclo, uma referência nas soluções de logística reversa. Com o selo EuReciclo, a sua empresa passa a ser reconhecida como responsável e pode entregar ainda mais valor para todos os públicos.
Mas o que é logística reversa?
A partir da ideia de que, “na natureza, nada se perde e tudo se transforma”, a ideia é que haja um cuidado com os resíduos, para que eles sejam reaproveitados pela indústria da melhor forma possível, fazendo com que não haja mais desperdício do que o necessário para o desenvolvimento de um produto.
Portanto, com o cuidado e a organização de uma distribuição dos resíduos, o planeta agradece e seus clientes ficam muito mais satisfeitos.
A logística reversa, então, ajuda a dar um destino aos materiais como plástico, vidro, alumínio e papel, por exemplo. Isso resulta em uma grande colaboração com a cadeia de reciclagem e com o cuidado com o meio ambiente, já que se evita que esses materiais, que podem levar centenas de anos para se decompor, acabem em aterros ou lixões.
E isso não é só fazer o bem. Na verdade, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determina, há mais de dez anos, a responsabilidade legal das empresas pelas embalagens e resíduos sólidos que colocam no mercado.
Além disso, a lei define que a logística reversa também deve ser cumprida pelos produtores, fabricantes e comerciantes, conforme a política de responsabilidade compartilhada.
O que você pode fazer pela sua empresa?
Um aspecto fundamental para que isso faça parte do dia a dia da sua empresa é a decisão estratégica. Afinal, a lei deve ser cumprida, mas se você quiser fazer mais, com certeza vai ser algo que trará benefícios para a sua marca.
E muitas empresas já têm mostrado interesse em diminuir o impacto que causam, por exemplo, com as suas embalagens, percebendo a importância da logística reversa.
Outra questão importante é observar o cumprimento das regras, que são claras.
Conforme a decisão da Diretoria da CETESB nº 114/2019/P/C, há o condicionamento da RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO à comprovação da Logística Reversa. Também a Lei n.º 17.471/2020, de 1º de outubro de 2020, estabelece a obrigatoriedade da implantação de logística reversa no Município de São Paulo. Além disso, as empresas já estão sujeitas à fiscalização pelo Ministério Público.
Para isso, o melhor caminho é a implementação de um sistema que pode ser próprio (para recuperar suas embalagens) ou coletivo, com a possibilidade de desenvolver métodos de compensação ambiental.
É essencial compreender que, para uma implementação que faça sentido para toda a empresa e resulte em melhorias no negócio, todos devem estar envolvidos, dos setores de produção até a equipe comercial, passando principalmente pelo marketing e pela comunicação.
E, para que a sua empresa possa desenvolver uma estratégia de logística reversa, a parceria da ASSESISP com a EuReciclo é algo que, com certeza, irá facilitar para que sua empresa se adeque à Lei e assim evite contratempos indesejáveis.
Quer saber mais sobre logística reversa e a EuReciclo? Clique aqui.